segunda-feira, 6 de abril de 2015

Globo arregaça as mangas e adota estratégias para salvar "Babilônia"

Não é novidade para ninguém o fracasso da atual novela das 9, "Babilônia", que entre boicotes e rejeições vem perdendo espectadores a cada dia. Os 33 pontos de estreia (16/03) são bem diferentes dos registrados na 1ª quarta-feira de abril, quando a trama registrou apenas 23.4. Os números já são piores do que os alcançados por "Em Família". 
Descobrir o que não tem agradado o telespectador não é tarefa fácil, pois, a novela de Gilberto Braga ("Vale Tudo" e "Celebridade") em parceria com Ricardo Linhares (remake de "Saramandaia") e João Ximenes Braga ("Lado a Lado"), é recheada de ação, tramas e personagens interessantes, fatores que faltavam na última história contada por Manoel Carlos.  
Há vários motivos para explicar essa rejeição. Um deles seria as fortes cenas de violência e sexo. Outro é a programação da concorrência. O SBT voltou com sua bem sucedida "Carrossel" no mesmo 16 de março e viu sua audiência dobrar, atingindo entre 10 e 12 pontos. Já a Record, que alterou sua grade, passou a exibir o "Jornal da Record" na faixa das 21h30 ganhando 4 pontos a mais. 
Existem também especulações, e a que ganhou mais comentários foi a presença do casal de idosas lésbicas, algo já descartado, até porque, ainda em comparação com "Em Família", um dos núcleos de maior sucesso da trama foi justamente o relacionamento afetivo das atrizes Giovanna Antonelli e Tainá Müller.
O plano para salvar "Babilônia" já entrou em ação: dar mais destaque para os casais, diminuir as polêmicas, clarear as imagens e abertura, que foram criticadas por serem escuras, chamadas mais atraentes e até a presença do elenco em vários programas da casa. Resta esperar para ver se todas essas e outras estratégias surtirão efeito.    

Novo logotipo da novela das 9
Foto: TV Foco

Notas

Bons resultados "Sete Vidas" já começa a colher os frutos do excelente trabalho. O ótimo texto, construído em cima dos relacionamento familiares, e as imagens surpreendentes da Patagônia e de Fernando de Noronha têm ajudado o desempenho da nova novela das 6. Desde a estreia, a trama de Lizia Manso vem marcando médias de 17 e 19 pontos. Em algumas ocasiões chega a registrar 20 e 21. Vale destacar a escalação do elenco, um time de peso. Thiago Rodrigues, nasceu para atuar como Luís, o irmão que pega no pé da gêmea irresponsável, Laila. 
Sem dúvidas é a melhor história da Globo atualmente no ar.      

Surpreendeu A novela "Os Dez Mandamentos" já provou ser um grande acerto na grade da Record. Na estreia, (23/03) houve um empate com "Chiquititas", ambas marcaram 12 pontos. Nos demais confrontos (até 1º de abril), a trama bíblica abriu vantagem sobre a novela infantil do SBT, foram 7 vitórias. A história tem marcado entre 11 e 13 pontos.

Surpreendeu 2 Outra novela que melhorou os índices da Band no horário de exibição é a turca "Mil e Uma Noites". Registrando entre 2 e 3 pontos, inclusive aos sábados, a novela triplicou as médias da emissora na faixa das 20h30.

Desce Ainda na liderança, é notável a queda de audiência do "Vídeo Show". Diferente do que foi postado aqui alguns meses atrás, o programa, que estava atingindo médias de 9 e 11 pontos, atualmente tem marcado 8 e 9 pontos. Nesta segunda (06) o vespertino inicia uma nova fase com apresentação ao vivo e novos integrantes e quadros. As apostas são grandes.