sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Ajustes nas grades de Globo e SBT podem favorecer a audiência

Para comemorar seus 50 anos, estrategicamente a Rede Globo voltou a exibir a consagrada "O Rei do Gado" no "Vale a Pena Ver de Novo", aliás há tempos uma novela não fazia jus ao título da atração. O sucesso é tanto, que os índices da obra de Benedito Rui Barbosa estão atingindo entre 16 e 18 pontos, números mais expressivos que as inéditas "Malhação", 13 e 15 e "Boogie Oggie", 16 e 17.

Foto: Globo

Olhando esses números não tem como não pensar se o efeito cascata seria melhor se houvesse uma inversão de horários entre as atrações juvenil e a saudosista. Nesse caso "Malhação" começaria após a "Sessão da Tarde", que por causa de alguns títulos que exibe, atinge um público mais jovem, pode até ser que não seja o mesmo da novelinha teen, mas ainda assim é um telespectador diferente do que assiste as novelas reprisadas. No caso de alteração, a grade contaria com dois programas que atingem um público mais novo e na sequência teria início a programação adulta. Isto é uma hipótese e poderia melhorar a audiência vespertina do canal carioca. 
Outra emissora que deveria apostar na mudança de programas é o SBT aos domingos. O "Roda a Roda Jequiti" que não apresentada novidade alguma (até o site está desatualizado), derruba a audiência conquistada por "Eliana" e o "Programa Silvio Santos" durante suas quatro horas de duração aos poucos vai recuperando os índices até chegar a liderança a partir das 23h15 com o encerramento do "Fantástico". Imagine se a atração do apresentador já começasse com os bons números alcançados pela atração anterior?
Agora que Marília Gabriela deixou a emissora, o SBT poderia aumentar a duração do programa de prêmios para os consultores da Jequiti nas quartas e extinguir a exibição aos domingos. O interessante é que nesse dia o game show vai bem na audiência e além de constantemente alcançar a vice-liderança entrega o horário para o "Programa do Ratinho" com uma boa média.
É de se pensar!