sexta-feira, 8 de março de 2013

Novo formato não melhora a audiência do Carrossel Animado

No dia 25 de fevereiro, o Carrossel Animado com Patati e Patatá estreou um novo formato, com mais brincadeiras e personagens, além de ganhar uma plateia.
Tudo isso foi feito para tentar elevar os índices da atração que nunca foram bons, mas que ultimamente estão muito baixos. Os números apontam média de 2 e 3 pontos para o infantil, mesma audiência que o programa já registrava antes da reformulação.

Foto: SBT

Se observarmos o que aconteceu com a grade das principais emissoras no período matutino, veremos que todas passaram por ajustes. Por exemplo, a Rede Globo precisou aumentar 15 minutos dos jornais Bom Dia São Paulo e Bom Dia Brasil para barrar o crescimento do Fala Brasil da Rede Record. Naturalmente o Mais Você passou a ser exibido 30 minutos mais tarde, depois veio a estreia do Bem Estar e por último o Encontro com Fátima Bernardes. Toda essa alteração não aconteceu de uma vez, foi um processo onde a emissora carioca percebeu que programas para o público adulto dariam mais audiência, isso resultou na extinção da programação infantil nos dias de semana. 
A mesma situação também aconteceu com o próprio SBT, que viu a necessidade de maior prestação de serviço e precisou lançar um telejornal voltado para a cidade de São Paulo. Assim, o Carrossel Animado que começava às 7 da manhã, passou a entrar no ar às 8. 
Talvez, o problema da baixa audiência da dupla de palhaços não esteja na atração e sim no horário em que é exibido. Encomendar uma pesquisa para saber quem está na frente da televisão se faz necessária. Quem sabe se começando mais tarde o programa melhore seus resultados?