segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Audiência estabilizada ou baixa?

Alguns programas do SBT estão chamando a atenção por causa de seus números no Ibope. 
Bom dia e companhia, por exemplo, sofreu uma considerável queda depois que o Encontro com Fátima Bernardes estreou na Rede Globo. Com médias de 4 e 5 pontos, antes 6 no confronto com a TV Globinho, o programa comandado por Priscilla Alcantara e Bozo com frequência conquista o segundo lugar no horário de exibição, porém com números mais baixos. 


Outro caso é o programa da Eliana, que há meses está na vice liderança com 7 pontos estabilizados, ou seja, não sobe nem desce, mas permanece com os mesmos números. Isso é ótimo para a emissora, porém são resultados abaixo de outros tempos quando a apresentadora permanecia na terceira posição na audiência, onde tinha uma média de 8 e 9 pontos, contra 10 e 11 do Programa do Gugu, na Record, que agora está na terceira colocação com média de 6. 

Foto: SBT

Os sábados não costumam ser muito bons para o canal de Silvio SantosRaul Gil que normalmente é a maior audiência da casa no dia, também está com dificuldades de superar a média baixa e estabilizada que conquistou durante o ano de 2012. Mesmo fechando com 6 pontos na maioria das vezes, a atração já chegou fechar com apenas 3 pontos. 
Novos quadros, diminuição da duração do programa e um produto que entregue o horário com uma boa audiência para o apresentador são algumas das estratégias que podem ajudar o programa se recuperar.   

Foto: SBT

Em outro post, publiquei que o seriado Chaves era um dos motivos para o Domingo Legal começar com uma baixa audiência a partir das 11h da manhã. Porém, o que se percebe é que o programa de auditório mais popular do SBT está acomodado com os números que costuma alcançar no horário. Pouco investimento e reprises de arquivos da atração, como o Telegrama Legal, estabilizaram a média entre 5 e 6 pontos, o que na maioria das vezes deixava o canal no segundo lugar. 
Mas, desde o primeiro domingo de 2013 a Record reestreou o Tudo a Ver, programa com vídeos da internet e câmeras escondidas, ou seja, investimento baixíssimo, que está na cola da atração de Celso Portiolli.
Das 3 edições que enfrentaram o Domingo Legal até agora, houve duas vitórias do SBT com muito aperto e um empate. Veja os números:

Dia 06/01 - DL 5 X TV 5
Dia 13/01 - DL 5.8 X TV 5.7
Dia 20/01 - DL 5.3 X TV 4.9


Está na hora da equipe do programa produzir conteúdo mais atrativo e criativo para conquistar seu objetivo que é a vice liderança com uma certa distância nos números.