sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Estratégia mal planejada

Recentemente o SBT estreou a disputa para escolher O Maior Brasileiro de Todos os Tempos nas quartas-feiras, logo após o programa Cante se Puder. Com isso, o jornalístico Aventura Selvagem, que ocupava essa faixa, foi jogado para os sábados às 18h30.
Um dos motivos, creio eu, para que a emissora tomasse essa decisão, foi a tentativa de polpar a atração do apresentador Raul Gil que a partir das 18h costumava perder pontos no Ibope por causa de sua longa duração, que permanecia no ar durante 5 horas, ou seja, das 14h15 até às 19h15.



Com essa escolha o maior prejudicado foi o biólogo Richard Rasmussen, que teve uma queda muito significativa de audiência, pois enquanto seu programa marcava 6 pontos nas noites de futebol, o mesmo passou a ter média de 4 no novo dia e horário apresentado. A diferença dos números pode não parecer tão grande, mas é preciso analisar que às quartas a atração costumava ser exibida perto da meia noite, o que representava um alto número de share (televisores ligados) para o canal paulista.
Outro fator importante é a baixa audiência que a competição de origem estrangeira tem tido no horário que passou a ocupar. A média entre 4 e 3 pontos também pode ser explicada por causa das reprises feitas aos sábados, algo que, com certeza, diminui a disputa no Ibope, já que as pessoas têm a possibilidade de assistir o programa nos finais de semana, que também permanecem com baixos índices.